Colecção BESart
Valter Vinagre representado com duas obras na exposição, “O Presente: Uma Dimensão Infinita”, baseada na colecção de fotografia BESart. “Colecção que constitui o mais significativo acervo de fotografia contemporânea em Portugal, desde os históricos da modernidade até aos mais jovens criadores. Um percurso pela evolução técnica do modo de representar fotográfico: do retrato à paisagem, da ficção à realidade.”

Valter Vinagre, da série: Variações para um fruto, 2005
Valter Vinagre (1954, Avelãs de Caminho, Anadia, Portugal) é um fotógrafo que produz imagens sobre a realidade sem se limitar a tipologias ou temas definidos. O lugar da cidade, a viagem e a paisagem podem ser motivos da sua fotografia, mas não a determinam. Submetem-se antes a uma reflexão sobre o real, num jogo onde se revelam e ocultam metáforas, retratos e gestos. Esta abordagem, distante do registo documental, pode ser encontrada em trabalhos como Carta do Sentir, série revelada na Galeria do Palácio, no âmbito da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, em 2001, ou em Bored in the USA, exposta, pela primeira vez, no Museu do Hospital e da Cidade, nas Caldas da Rainha, em 2002.
As duas obras apresentadas pertencem a Variações para um Fruto (2005), série dedicada ao ciclo da cereja na região do Fundão, na Beira Baixa que, como outros trabalhos, resultou de uma prática que transforma o motivo original em matéria-prima de parábolas ou pequenas histórias suspensas. Para este conjunto de fotografias, Valter Vinagre inspirou-se, aliás, em lendas populares e metáforas religiosas (associadas ao tema das cerejas e da cerejeira), antes de delimitar no lugar a sua intervenção, enquanto fotógrafo, no tempo e no espaço. Reúnem-se, desta forma, mitos, fábulas e realidades concretas que dão a ver, com outros sentidos, a relação entre a natureza e o homem: numa escada vazia sobre uma árvore ou numa fogueira solitária, entre outras imagens. Separadas da sequência temporal que caracteriza a série, as fotografias desta exposição sobrevivem, contudo, sozinhas. A primeira mostra uma cerejeira que, qual anciã respeitável, parece aceitar dignamente a passagem do tempo. A outra revela uma paisagem onde se espera a qualquer momento um som ou um movimento. Valter Vinagre recebeu em 1999 o prémio da 6.ª Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira.
José Marmeleira
Bibliografia seleccionada
Para, Assírio & Alvim, Lisboa, 2006.
Bored in The USA, Assírio & Alvim, Lisboa, 2004.
Variações para um Fruto, Assírio & Alvim, Lisboa, 2004.
Carta do Sentir, (edição de autor), Póvoa de St.ª Iria, 2001.

Valter Vinagre, da série: Variações para um fruto, 2005